Palavra do apóstolo

20

CONHECENDO E ENTENDENDO OS PROPÓSITOS DE DEUS
Neste estudo, queremos meditar numa sequencia de três palavras importantes, e chegarmos a conclusão de como Conhecer e Entender os Propósitos de Deus
Estas palavras são: PROPÓSITO, CONHECIMENTO E ENTENDIMENTO.
1ª. PROPÓSITO. Deus tem um propósito para cada um de nós. Há um propósito geral e há propósitos específicos. Por exemplo: Conforme registrado em I Timóteo 2:4, “ Deus deseja que todos sejamos salvos”, e este é um propósito geral de Deus.

Mas há propósitos específicos para cada um de nós, da parte de Deus: que nos casemos, que tenhamos saúde e prosperidade, e outros. Todavia para que os propósitos particulares de Deus venham ser realizados em nossas vidas, temos que cumprir a nossa parte. E aí entram dois fatores decisivos, vontade e livre arbítrio. VONTADE é a capacidade através da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo. A decisão da vontade é o exercício do livre arbítrio que pode nos levar ou não ao Propósito de Deus. E a pergunta que surge é: COMO FAZER PARA NÃO ERRAR?
Teremos que entrar na 2ª.palavra: CONHECIMENTO Está registrado na Palavra de Deus no livro de Oséias 4:6 , que a falta de conhecimento é o que destrói o homem . A luz do fim do túnel aparece. Precisamos de conhecimento e este somente na Lei do Senhor. Temos que buscar conhecimento. Salmo 1: 3 ; “ 1Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.2Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.3Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”
A 3a. palavra – ENTENDIMENTO – “Entendimento é administrar o conhecimento.” A Palavra de Deus nos adverte em Salmo 32:9, para não sermos como cavalo e mula sem entendimento. Falta de entendimento nos leva longe do Propósito de Deus. Onde buscar entendimento? No Espirito Santo. Está escrito em João 14:25-26: “ “25Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; 26mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” Para um melhor entendimento, vamos dar alguns exemplos práticos:
CASAMENTO – Desejo de casar, é propósito de Deus. Conhecimento : ” não se coloque em jugo desigual.” Entendimento te leva decidir corretamente e você alcança o propósito se Deus

PROSPERIDADE: Desejo de ser próspero é propósito de Deus. 1 Reis 2:3 “Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores; Conhecimento pela Palavra: é Dizimar, Primiciar e Semear. Entendimento é tomar a decisão certa da Palavra

SAÚDE – A maior luta do ser humano, é não ficar doente. Saúde é propósito de DEUS. Veja o texto de III JOÃO 2 : “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.” O Conhecimento está na Palavra de Deus : Provérbios 3: 7 e 8: “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. O entendimento, é apartar-se do mal, dos vícios, da prostituição, do excesso de alimentos, e cuidar bem do seu corpo.
A grande verdade é que além desta luta que temos dentro de nós mesmos entre o entendimento e conhecimento, que é chamada a luta da carne, temos o inimigo de Deus, que quer nos tirar dos propósitos de Deus. E para isso ele usa caminhos alternativos de engano, falsas religiões, religiosidade, carnalidade etc.
Tudo isso vem através de uma palavra : CONCUPISCÊNCIA. Em I João 2:16 encontramos o texto : “porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo” É a inclinação para o pecado, e os olhos são a entrada. Olhos do corpo, olhos da alma e olhos do espírito.
Mateus 6:22 “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;”
O Entendimento, como você VÊ?

GÊNESIS 3 : 6 “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si”
Eles foram criados com os mesmos olhos de Deus e Deus só via que tudo era BOM: GÊNESIS 1 : 31 “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom”
Mas o pecado abriu os olhos do homem, isto é, trouxe a concupiscência, a tendência ao pecado por natureza e por influência. Esta abertura dos olhos trouxe a cegueira espiritual, isto é, fechou o entendimento, para que o conhecimento seja por engano, e nos tire do propósito de Deus.
Concluindo : O nosso único caminho de vitória para realizarmos os propósitos de Deus, será começarmos de trás para frente; ganhar uma nova percepção espiritual, para voltarmos a ter o entendimento do conhecimento dos PROPÓSITOS DE DEUS para as nossas vidas (VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR.).
APOCALIPSE 3 : 18 – “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas”
Te abençoo em nome de Jesus

Ap. Jesher Cardoso

Missão Evangélica Shekinah | Palavra do apóstolo